quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

FC Porto 0 x Benfica 2 - Taça de Portugal - 2010/2011 - Meias Finais - Faltou o cão... e garra.

Foto retirada de MaisFutebol

Pela segunda vez nesta época, perdemos um jogo oficial. Pela segunda vez, em casa.


Perder é sempre mau. Perder em casa é ainda pior. Perder contra o Benfica - embora sendo daquelas equipas com quem o resultado é sempre de tripla - é isso a multiplicar por 100. A rivalidade assim o faz.


Estou, portanto - e evitando o vernáculo indecoroso, extremamente chateado com a nossa péssima exibição em campo.


A entrada de Sereno para o 11 inicial foi uma surpresa. E maior surpresa foi o facto de não ter sido dos piores em campo.
Não é nenhum Álvaro Pereira, mas também não se pode pedir mais que isso. Sapunaru também esteve bem. Já a dupla de centrais esteve mal e Hélton tem um pouco de culpa em ambos os golos (Ah, o timing para falhas destas Hélton....).


Maicon que no jogo anterior com o Benfica esteve imperial, jogando simples, cortando para fora sem complicar, hoje foi completamente o inverso. Rolando que tem sido um pilar da defesa, tentou fazer passes de transição repetidamente sem sucesso no início da partida, o que nos gerou algum sufoco na defesa.


O meio campo, possivelmente pela pressão alta do Benfica, parecia desligada da defesa, e estava difícil o jogo passar por ali.
Fomos então, pelos flancos, onde podíamos ter marcado, mas não havia um 9 - ou um cão como lhe chama o Mourinho. Hulk, por mais que sirva para equipas de qualidade inferior, foi presa fácil para a defesa do Benfica.


Jorge Jesus hoje venceu o duelo táctico com André Villas-Boas. Soube tirar partido das nossas debilidades actuais (lesão de Otamendi e ausência de defesas esquerdos) o que gera sempre algum mau funcionamento (e hoje funcionou mesmo mal) da linha defensiva.


Acima de tudo jogou melhor com o modo de eliminatória. O Porto jogando primeiro em casa, teria sempre de fazer o melhor resultado agora. O Benfica, hábil a defender resultados e letal no contra-ataque, jogou com mestria nesses aspectos. Com um meio-campo de músculo e velocidade, aplicou essas mesmas armas. Pressão alta, velocidade e contra-ataque. Acrescido a isso duas falhas clamorosas a entregar dois golos, nada a dizer. Foram superiores, espero que só desta vez.


Hoje foi um dia não. Em tudo, foi um dia não. Jogamos mal, sem solidariedade, e o oposto aconteceu do outro lado.


Agora vou descansar, e curar esta má disposição, que amanhã é dia de trabalho.

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Ontem foi mesmo dia de Ofertório de Villas-Boas e dos nossos Jogadores a Jesus ...

    O Benfica pressionou e lutou para vencer, e teve a felicidade do jogo, pois Varela e James falharam 2 golos na primeira parte de forma inacreditável.

    O Benfica entrou melhor tacticamente no jogo, e com uma pressão sobre a nossa linha defensiva, e sobre Fernando, levou a que a ocorressem erros que permitiram chegar aos 2 golos.
    Foram anormais os constantes atrasos de bola dos defesas a Helton.
    Notou-se nitidamente a falta de um ponta de lança, para a determinada altura do jogo encostar Hulk à linha, para esconde-lo à marcação.

    Hulk só em remates de longe e pequenas jogadas de entendimento criou perigo. Foi bem marcado pelos 2 centrais do Benfica.

    Destaque para a nossa ala direita. Sapunaru e Varela estiveram muito bem no jogo, e foi por essa ala que criamos as melhores oportunidades.

    Maicon esteve péssimo, não compreendo a titularidade em detrimento de Otamendi, que estava a afirmar-se na equipa.

    Paulo Baptista, fez uma arbitragem ao seu nível ... péssima, mas sem qualquer influência na justiça da vitória do Benfica.

    Nos festejos de Coentrão junto dos adeptos, esqueceu-se de lhe mostrar o amarelo. Júlio César perdeu imenso tempo nas reposições de bola, e devia ter levado amarelo ainda na primeira parte.
    Depois mostrou imensos amarelos a atletas do Benfica e Porto injustificados, e Javi Garcia que deu porrada de criar bicho terminou o jogo, e Cardozo que deu mais uma cotovelada, não foi expulso.
    Foi uma sinfonia do apito, que travou muitas vezes o ritmo do jogo.

    O Benfica tem a gaiola e o pássaro na mão ... resta-nos "acraditar" e na Luz roubar o pássaro.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Jogo de ontem igual a demasiada confiança e pouca clareza nas opções técnicas do André. Quero pensar que as opções tomadas se deveram mais uma vez a lesões e não a opções tácticas (que neste caso foram desastrosas).

    Em relação ao jogo, penso que os decisores são 3: a ausência da normal concentração defensiva portista, a eficácia e pressão alta do jogo do benfica e a falta de uma referência no ataque portista.

    Se de uma forma geral o Porto até dominou o jogo, não foi bem sucedido na missão de fazer golos e isso normalmente paga-se caro, ou não fosse a velha máxima de quem não marca, sofre.

    Somado a isso a intranquilidade pouco habitual na defesa do porto, algo que não é de todo habitual e um Helton que lembra os dias menos agradáveis do Brasileiro.

    Nota positiva para o sector do meio campo que mesmo assim foi o mais acertado, a par de Varela e Sereno (uau... eu a dizer bem do Sereno!)

    Não se pode dizer que o Porto ontem tenha jogado mal. Mas também não jogou bem. E mais do que perder um jogo para a Taça com o rival em casa, temo por próximas vezes onde se possa sentir a falta de Falcão.

    Acho que não devemos entrar em derrotismos como certos pipoqueiros que ontem aos 70 minutos já abandonavam o estádio e que provavelmente hoje vão encher a bluegoesfera de comentários derrotistas.

    Claramente o Porto perdeu ontem por si próprio, no momento em que entrou em campo...

    Venha a Liga...

    ResponderEliminar