quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FC Porto 3 x CD Nacional 0 - Liga ZON Sagres - 2010/2011 - Jornada 20 - Mudanças?

Foto retirada de MaisFutebol

Hoje era claramente um jogo para ganhar. Não há comparação possível entre o jogo do início do mês com este. A primeira parte, foi mais uma vez, muito boa de se ver. A segunda, não foi tão má como outras que já tivemos, bem longe disso. 


Mudou a atitude, mudou a equipa e mudou a sorte. Hoje qualquer ressalto, qualquer bola perdida eram regra geral nossos. A equipa cortava todas as linhas de passe, o Nacional não conseguia sequer sair da defesa e já estava outra vez a sofrer uma investida nossa. 


O jogo, antecipado por causa da Liga Europa, colocou-nos o Nacional logo a seguir a terem jogado com o Benfica. Não sei se estavam cansados, mas de facto, fomos muito superiores, e o Nacional não conseguiu fazer metade do que fez na Luz.


Gostei muito de toda a equipa. Vou só salientar o excelente jogo de James e Rafa, o primeiro porque sempre fui crítico principalmente do seu posicionamento em campo, e o segundo porque impressionou-me quando já não estava à espera de nada de bom dele. James marcou um excelente golo em mais uma bela jogada, das muitas que passaram pelos seus pés. Rafa fez uma partida muito boa, tanto a defender como a atacar. Christian Rodriguez pareceu também um jogador diferente. Aliás, anularam-lhe um golo, em que a haver falta, seria a nosso favor.Será que estamos perante uma mudança de desempenhos?


50 pontos, 18 jogos, 16 vitórias e 2 empates
E o objectivo cada vez mais perto!

2 comentários:

  1. Ontem foi um daqueles jogos para os quais eu ia á espera de tudo. Se por um lado acho que o Porto está claramente a subir de rendimento e apenas os que acreditam nas frases do Pasquim podem achar o contrário.

    Continua a ser notória a falta de Falcão, mesmo com o Hulk a apurar o faro de jogador de área, sente-se claramente que cada vez mais o tridente deverá passar por James-Falcão-Hulk. Varela ontem demonstrou que não está na forma que tinha no principio do ano. (Vamos ver para a semana, diz-se que ele apura contra os vermelhos).

    O Nacional foi uma equipa fraca, que pouco retaliação deu aos ataques do FCP.

    Notas positivas para jogadores que estão em claro crescimento como Rafa e Jamez.

    Nota ainda para o golo anulado ao Cebola limpinho.

    Hulk - Se o Falcão faz falta, Hulk tudo tem feito para que o Porto siga em frente. E voltou a resolver, desta vez com um golo de cabeça (algo que não esperava ver do brasileiro) e com um tiro do "costume". Preocupa-me apenas que tenha 4 amarelos e que se levar o 5º na Taça da Liga não possa jogar com o Benfas... mas o André deve estar atento a estas coisas.

    James - Está a crescer a olhos vistos este jovem. Dotado de uns pezinhos que são muito acima da média e a aprender a usar a "tola" em conjunto... Ontem marcou e viu-se que só serviu para aumentar a vontade de jogar. É daqueles que não joga por profissão... é um gozo jogar á bola e é um gozo vê-lo jogar.

    Rafa - Está a surpreender-me este rapazola. Sou um crítico do sector defensivo do Porto, mas está a aguentar-se na substituição do Palito e a deixar o Fucile no banco. Continuo a preferir o Palito, mas é bom saber que temos alternativas.

    Belluschi - Gostei do jogo do argentino ontem. Mais preciso, com atenção e com mais precisão nos passes. Gostava que fosse mais constante este rapaz, porque talento não lhe falta. Nada tem a ver com o jogador dos tempos do Jesualdo.

    Defesa - Maicon e Rolando. Ainda está ali qualquer coisa que não funciona. Aquele passe para o avançado do Nacional arrepiou... ou então sou eu que já me habituei ao Otamendi...

    Foi um jogo importante para o caminho do titulo. Estamos agora a 11 pontos e aumenta-se a pressão sobre os "bermelhuscos".

    Agora é ganhar na taça da liga (sem Hulk) e venha o Benfas... (e venham mais cinco...)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Ontem tivemos momentos de grande espectáculo. Grandes jogadas e pormenores individuais mágicos.

    Fizemos um jogo seguro, inteligente, e na segunda parte o Nacional nada conseguir fazer para reagir.

    Hulk foi incrível ... disputar bolas com Felipe Lopes no ar não é para qualquer um!!!

    Destaco um jovem que muitos por vezes criticam, Rafa.
    Emídio Rafael fez um jogo excelente, apanhou pela sua frente os dois mais perigosos jogadores do Nacional, Claudemir (3 golos na liga, defesa direito revelação deste campeonato, que sentou Patacas no banco) e Mateus. Conseguiu anular as acções destes dois adversários e ainda fez uma excelente assistência para Hulk que isolado falhou. Esteve bem a atacar e a defender, mostrando que está a ganhar o seu espaço.

    Rolando foi mais uma vez imperial, Helton seguro.
    Sapunaru muito bem a defender. Maicon melhor que nos últimos jogos. Fernando, Bellluschi e Moutinho excelentes.
    Varela e James são um quebra cabeças para qualquer lateral.

    Boa casa, com o público a apoiar.

    Foi fantástico.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar