quinta-feira, 7 de abril de 2011

FC Porto 5 x FC Spartak Moscovo 1 - Liga Europa - 2010/2011 - Quartos de Final - 1ª Mão - Animador e enganador

Foto retirada de MaisFutebol

Quem viu o jogo sabe que não foi propriamente um passeio. Logo no primeiro minuto podíamos estar a perder, e Helton mais uma vez nos salvou com umas belas defesas. O início deste jogo fez-me lembrar a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal deste ano, em que uma pressão alta nos manietou e forçou a cometer erros.

O Spartak trazia a lição bem estudada, e parecia que Ibson queria mesmo dar uma bofetada de luva branca pela sua "dispensa".

Felizmente para nós, com alguma paciência, acabamos por levar uma difícil eliminatória em que estávamos obrigados a vencer - e se possível por muitos - para uma situação em que só uma hecatombe nos fará perder.

Maicon voltou ao centro da defesa e continua a transmitir alguma insegurança, mesmo tendo algumas acções bastante boas.
Uma coisa que notei foi que, ou a linha avançada do Spartak tem foguetes no rabo, ou os nossos defesas, à excepção de Álvaro estão um pouco lentos.

Fernando fez quanto a mim um jogo excelente, em que Moutinho esteve razoável e Guarin abaixo do que tem mostrado. Mas este meio-campo musculado parece dar-nos bons resultados. Já na frente, Varela esteve uns furos abaixo, e Hulk, sempre muito marcado, raramente conseguiu driblar o adversário. Falcão marcou 3 golos, todos com grande sentido de oportunidade, mas está algo displicente no passe. De qualquer forma, será sempre - à semelhança de Hulk e Varela - indispensável no nosso ataque, porque de repente, como que saído do nada, sai um coelho da cartola.

Este Spartak tem mais qualidade do que aquilo que o resultado transparece. Se passarmos, o nosso quase certo adversário também aplicou a mesma chapa ao seu adversário, e será o nosso maior obstáculo até agora. Já vi muitas vezes o Villareal jogar e, são caso sério. Teremos de ser muitíssimo competentes para os vencer, caso lá cheguemos.

Obrigado rapazes por mais esta vitória!

1 comentário:

  1. Bom dia,

    Grande noite europeia do nosso FC Porto, com uma segunda parte de grande nível, e a conseguirmos um resultado que praticamente carimba a passagem às meias-finais onde iremos defrontar o Villarreal.

    O Spartak entrou melhor no jogo, e o tridente de meio campo composto por Ibson, Alex e Rafael, conseguiram ganhar o duelo da posse de bola, e tiveram uma excelente oportunidade para marcar por Wellinton. Marcamos numa excelente jogada de ataque, e podíamos ter marcado mais 2 ou 3 golos, relembro os dois cabeceamentos falhados de Varela.

    A partir do momento que Fernando conseguiu acertar na marcação ao criativo Alex, e Guarin a Ibson, o Porto partiu para uma exibição de grande nível.

    Pena foi o golo sofrido numa desatenção defensiva, sem a devida compensação da subida de Alvaro no corredor. Já antes desse lance pela direita o Spartak tinha cruzado com perigo para área.

    O nosso tridente ofensivo esteve excelente, com Falcao a realizar uma exibição fantástica e plena de eficácia.
    Grande duelo com Rossi na luta pelo título de melhor marcador da competição.

    Guarin esteve muito bem no lançamento dos colegas de ataque, e Moutinho foi o pêndulo que tapou buracos e fez aqueles cortes que ninguém dá por eles, mas que são importantíssimos.

    Fucile e Alvaro muito bem a atacar, descurando por vezes a defesa.

    Rolando e Maicon demoram a acertar a marcação ao irrequieto Wellinton, mas a partir do momento que Fernando fechou a tranca da defesa, foi-lhes facilitado o trabalho, acabando mesmo Maicon por marcar um excelente golo e Rolando muito perto de marcar também.

    Helton ... fantástico, é como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor!

    Excelente o apoio dos nossos adeptos, que fizeram grande festa, e foram presenteados com um Porto Vintage na segunda parte.

    Na segunda eliminatória temos de ter atitude séria apesar da vantagem alcançada nesta 1ª. mão, mas as dificuldades serão muitas devido à longa viagem e relvado sintético.

    Temos tudo para ir à final e sonhar novamente com a conquista da Liga Europa.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar