domingo, 20 de março de 2011

FC Porto 3 x Académica 1 - Liga ZON Sagres - 2010/2011 - Jornada 24 - Faltam 6...

À semelhança do ocorrido em Leiria, entramos lentos e apáticos, e como castigo a tanta pasmaceira em campo, sofremos um golo num contra-ataque rápido, em que a Académica apostava.

Foi preciso o intervalo para acordar, e na segunda parte não fosse um misto de azelhice, exibicionismo e falta de sorte, podíamos ter chegado a um resultado que ninguém acreditaria que teríamos estado a perder até aos 54 minutos de jogo.

Mais uma vez, Guarin. O Patinho Feio, juntamente com o seu irmão gémeo de penas mais claras de seu nome, Maicon, operaram um reviravolta no marcador que se afigurava difícil perante uma inoperância atacante que estamos a evidenciar ultimamente, e que vai um pouco em contra-ciclo daquilo que é a evolução natural de um grupo de jogadores que treinam juntos todos os dias e com isso aumentar o entrosamento, e caminhar na direcção de um pensamento quase comum de como estar em campo, que zonas procurar e que tipo de passes de rotura fazer. Isto não tem acontecido e viu-se muitas vezes em Hulk a falta de qualidade desses passes de rotura -aliás, os seus passes andam com uma imprecisão irritante- e, à falta de melhor termo, a estupidez de querer marcar de letra quando o resultado ainda estava em 2-1 e como tal, longe de haver serenidade e segurança no resultado para se fazer desse tipo de coisas. Falcão parece também longe da melhor forma, mas visto que os seus principais fornecedores de jogo estão na mó de baixo, não consigo dizer se está muito ou pouco baixo de forma.

Gostei, no entanto, da resposta da equipa na 2ª Parte. Criamos situações mais que suficientes para mostrar que éramos a melhor equipa.

22 vitórias e 2 empates, e o título aqui tão perto!

2 comentários:

  1. Ontem só foi possivel ver a segunda parte e pelo que já li e vi não perdi nada na primeira parte porque voltámos a dar uma parte de avanço ao adversário.

    Estranhei desde logo ligar o meu stream e ver o que o número de golos do adversário era superior ao do meu FCP. Perguntei-me a mim mesmo que raio estaria a acontecer, mas pensei para mim que iamos dar a volta á coisa.

    Não tardou a aparecer o Sr. Guarín (quem diria) e um enorme Fernando a segurar tudo o que passava por ele (sem recorrer á falta, que o amarelito tava pronto a saír). Varela voltou a dar um ar da sua graça...

    Respondemos bem á desvantagem e não temos malta suspensa para a Luz...

    Resultado final a convir ao "quase" campeão nacional.

    Esperamos que seja na Luz a festa. Resgate que é resgate é ir ao reduto do inimigo e salvar a donzela em perigo (neste caso o troféu de campeão nacional).

    Estamos cada vez mais perto de trazer o escudo de campeão nacional de volta ao sitio onde pertence, ao peito do Dragão!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    É inadmissível a entrada em jogo do FC Porto.

    Tudo bem que vimos de uma jornada europeia, havia que gerir esforço, mas entrar numa atitude passiva, lenta e sem pressing, à espera que a nossa superioridade fizesse com que o golo aparecesse, é totalmente errada.

    Os primeiros 35 minutos, sem tirar mérito à Académica, foram complicados muito por culpa nossa.
    A Académica muito bem posicionada, num rápido contra-ataque chegou ao golo, e ainda bem ... pois só assim a nossa equipa acordou para o jogo, e ainda nos últimos 10 minutos da primeira parte poderíamos ter empatado.

    A segunda parte foi totalmente diferente. Um FC Porto a jogar rápido, acutilante, e as oportunidades a surgir em catadupa.
    Após a entrada de Moutinho, a equipa ficou mais pressionante e com naturalidade marcamos 3 golos, poderíamos ter marcado mais, mas também seria injusto para uma Académica que se bateu bem no Dragão.

    Melhor em campo Guarin, que está a fazer uma época fantástica.
    Fernando muito bem nas suas tarefas, mas a partir do momento que precisávamos virar o jogo foi bem substituído por Moutinho, que mais uma vez se mostra uma peça determinante no esquema de Villas-Boas. João Moutinho é fantástico, equilibra a equipa... tácticamente é perfeito.
    Fucile esteve muito bem a atacar e a defender, fazendo o melhor jogo da época.
    Belluschi muito bem nas transições e nas ruturas.
    Varela fantástico a desequilibrar pela ala.
    Falcao, Hulk e Alvaro Pereira estiveram menos bem.

    O árbitro teve alguns erros. Duvida no lance da intencionalidade ou não de Rolando em jogar a bola com a mão. É um lance difícil de avaliar, pois Rolando parece-me ter exclusiva intenção de cabecear a bola e esta ressalta ao braço.
    Duvida também num suposto penalti por marcar sobre Hulk na primeira parte, embora seja discutível se o jogador da Académica começa ou não a puxar a camisola fora da área.
    Amarelo ridículo a Maicon, nas barbas do fiscal de linha, que ainda se achava com razão.
    Luiz Nunes teve entrada violenta sobre Belluschi que deveria ter sido sancionada com cartão vermelho.

    Espero que a Académica consiga a manutenção, e que consiga alcançar a final da Taça de Portugal. É uma equipa que pratica um futebol positivo, e não fosse a saída de Jorge Costa, estaria nesta altura já a salvo da descida.

    Fantástico o apoio dos mais de 46 mil que ontem se deslocaram ao estádio e tiveram a paciência, para levar com 35 minutos enfadonhos, e que puxaram pela equipa para mais uma vitória rumo ao 25º. título.

    Falta-nos uma vitória para sermos campeões. Se for na Luz terá um sabor especial, e o título será comemorado do relvado até ao fim do túnel!

    Abraço e boa semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar