segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FC Porto 5 x UD Leiria 1 - Liga ZON Sagres - 2010/2011 - David contra Golias, versão Vida Real


Imagem de Carlos Pinto
E cá estamos. 15º jogo oficial de André Villas-Boas no comando do F. C. Porto. 14ª Vitória. Este F. C. Porto impressiona pela sua capacidade ofensiva, sobretudo devido a esse ser de outra natureza de seu nome Hulk. 

Com Hulk em campo, podem ocorrer muitas perdas de bola, podem desenhar-se muitas jogadas inofensivas ou inconsequentes, mas também podem tornar-se naquilo que temos visto ultimamente. Hulk é claramente o grande motor deste F.C. Porto.

Moutinho foi a contratação mais sonante, contraram-se muitos nomes promissores, mas o grande reforço foi mesmo o Incrível.


Este jogo só teve um sentido. O União de Leiria nunca mostrou argumentos para nos contrariar, e só sofremos um golo porque a defesa é claramente o nosso menos forte.


Helton teve uma noite calma. Só teve praticamente de tentar defender o penalti, e esteve atento naquele centro-remate que desviou para a linha de fundo.


Na defesa, qual deles o mais irregular durante a partida? Fucile, como é óbvio. As jogadas de maior perigo vieram sempre pelo seu lado. Em duas ocasiões de muito perigo no ataque fez.. borrada... Acorda rapaz! Depois de um Mundial em bom plano, parece que rebentaste e perdeste metade dos neurónios. Álvaro também continua a vacilar, e se hoje não se desleixou tanto, foi porque raramente o Leiria ia por aí. Rolando não esteve muito mal, tirando o passe - que me tirou do sério - para fora quando estava completamente à vontade e com tempo mais que suficiente para fazer um passe decente. Maicon quase dava um golo ao adversário, numa das muitas displicências e excesso de confiança nos passes que eram feitas na defesa. Eu punha-os a fazer trabalho extra. Se o treinador se lembrasse como era no tempo do Robson... :D

Foto de MaisFutebol
No meio do terreno, Moutinho algo apagado, mas mais uma vez quase a marcar (quase quase quase - o rapaz já merecia), com Ruben Micael inicialmente também um pouco em baixo, talvez a acusar a pressão de achar que tem que mostrar mais, mas mais tarde a fazer desmarcações excelentes. Fernando esteve bem. O penalti era escusado, mas também a culpa não é toda dele (não é Fucile?). A entrada de Souza para o lugar de Moutinho pareceu não surtir o efeito desejado, mas caramba, o resto da malta já queria era esperar pelo fim do jogo e quando se entra assim não há grandes condições.




O nosso trio de atacantes esteve mais uma vez à altura do que lhes é pedido. Todos marcaram, e que bonito é de ver as trocas de bola entre Falcão e Hulk. O que disse sobre Souza aplica-se também ao Walter e ao James Rodriguez. No entanto, Walter parece-me muito lento de movimentos. Espero que não se confirme.

8 jogos, 7 vitórias, 1 empate, 0 derrotas

Life's good!

5 comentários:

  1. as combinações no ataque são o que mais me surpreendem. acabamos por jogar com 2 extremos quando começamos a construção, que se transformam rapidamente em 2 avançados-centro e outro a apoiar. gostei muito!

    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar
  2. Mais um belo jogo da nossa equipa.
    Linkarei o link do seu blogue no meu e espero que retribua.

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Grande exibição do FC Porto. Tornamos fácil o jogo, porque tivemos uma atitude séria.
    Entramos muito fortes na partida, com Ruben e Moutinho a servir o tridente ofensivo que esteve imparável, sempre sob a batuta de Hulk.

    Este Leiria só havia sofrido 4 golos no campeonato, e isto ainda dá mais mérito ao nosso poderio ofensivo.

    Ruben fez um grande jogo. É este o Ruben que o nosso meio campo necessita. Mais agressivo que Belluschi, e com a mesma qualidade técnica. Só lhe falta arriscar mais no remate de longe, tal como fazia no Nacional.

    Moutinho esteve enorme, é um poço de energia, inteligente e astuto. Procura o golo e merece-o.

    Varela, Falcao e Hulk fizeram um jogo fantástico. Entendem-se bem, e Falcao e Hulk então, formam uma dupla que se complementa.

    O árbitro deixou em claro um penalti na primeira parte sobre Varela. Mas em lance semelhante na nossa área penalizou-nos com grande penalidade.

    Isto é um aviso! Iram tentar parar-nos de todas as formas. Mas nós este ano estamos fortes e maduros. Não iremos entrar numa de provocações de túneis.

    Fisicamente estamos bem, o que nos permite ritmar o jogo, ter a capacidade de controlo e domínio do mesmo.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Análise

    Que saudades! Eu já tinha saudades destes resultados... de ver o Porto a cilindrar e a esmagar os adversários, com futebol simples e prático, a resultar em golos e espectáculo.
    Ganhámos por 5-1, mas podiamos ter ganho por mais, muito mais...

    Gostei de...

    Hulk - O incrível, o espectacular, o fantástico HULK!!!! Existem várias formas para jogar futebol, mas com este rapaz em campo todas são orientadas para o golo. E dá gosto ver o Hulk a jogar...

    Falcão - Joga que se farta, dá assistências e recupera bolas. Tem sido exímio na relação com o meio-campo (especialmente os passes do moutinho) e acima de tudo é um jogador que parece que cresceu e viveu no Porto, tal a raça com que se entrega ao clube e ao jogo.

    R. Micael - Tem dias. E ontem foi um dia bom... trouxe qualidade ao jogo, tornou o meio campo mais flexivel e articulou muito bem com o moutinho. No final provou que é um jogador que não deixa nada atrás do Beluschi.

    J. Rodriguez - Não pelo que fez, mas porque entrou e o jogo não perdeu nada. E isso é bom... para um miúdo!


    Irritei-me com...

    Souza - Este rapazola não me convence. Não faz a posição do Fernando e quando entra para o lugar do Moutinho, o meio campo simplesmente morre. Torna o jogo estático e complica demasiado uma coisa que é simples antes da sua entrada.

    Fucile - Este precisa de uns tabefes para ver se acorda. Mas anda armado aos cucos ou quê? Entre ele o Sapunaru... já estou como o Jorge (porta 19)... venha o André e escolha...

    Adversário - Estes gajos estão na primeira liga ou isto foi um jogo para a taça?

    http://revoltazulebranca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. @Dragus : Quanto ao penalti, reparei no mesmo que tu. Lances idênticos, juízos diferentes. Até me esqueci de o referir

    @Revolta: Eu acho que o Souza ainda vai ser bastante útil. Quanto ao Leira, não sei o que se passa. Não estão propriamente nos últimos lugares... Salários em atraso? Certo é, que o Limianos deu mais luta...

    ResponderEliminar