domingo, 26 de setembro de 2010

Carta Aberta ao Domingos Amaral - E o crónico sou eu?

De: Dragão Crónico
Para: Cronista Domingos Amaral


A propósito da carta aberta que enviaste ao treinador do meu clube, André Villas-Boas, e que pode ler-se aqui, gostava de te informar do seguinte:


O Sr. André Villas-Boas não disse que era um clone de Sir Bobby Robson. Disse sim, que a ser um clone deste grande senhor do futebol ou de José Mourinho - outro grande treinador que não teve o devido reconhecimento (como aliás é normal) lá para os lados do teu clube excepto a partir do momento que abandonou o meu clube - seria mais parecido com o primeiro. Mas para implicar com algo teria sempre que haver um motivo, e quando não há motivo mas há vontade, arranja-se um jeito, inventa-se, etc. ...


O Sr. André Villas-Boas tem todo o direito de se manifestar contra o clube Benfica, a partir do momento que o clube Benfica torna implícito um favorecimento das arbitragens ao Futebol Clube do Porto, dado que tem direito de se defender a si e ao seu grupo de trabalho, ao clube e até outra pessoa/entidade qualquer que achasse que devesse defender.


O Sr. André Villas-Boas tem todo o direito se se manifestar acerca de este e qualquer assunto que lhe diga respeito, e mesmo de opinar em relação a outros que nem lhe digam respeito nenhum. É uma coisa a que se chama liberdade de expressão.


Em jeito de newsflash, a liberdade de expressão, é o direito que todos temos a emitir a nossa opinião em relação a qualquer tema. Podes ler mais sobre isso aqui. É, por exemplo, algo que te permite estar a ser pago num meio de comunicação nacional, para emitir um juízo de valor, no mínimo discutível. É como eu ser pago para jogar Gran Turismo 5 todo o dia, mas sem fazer figuras tristes.


Eu sei que é difícil perceber tal conceito. Um clube como o teu, habituado a pedir para só acreditar nas comunicações oficiais do clube - qual veículo de propaganda ao bom estilo ditatorial há muito extinto por estas bandas - não convive bem com a menção ao seu nome quando o sentido dessa é pejorativo. Aliás, há bem pouco tempo se viu e ouviu presidentes e directores de tais clubes a entrarem por estúdios adentro onde decorriam programas em directo, ou a telefonarem para lá a pressionar o painel de comentadores.


Eu, portanto, compreendo que não gostem disso, que vos cause muita estranheza vozes contrárias, que haja clubes num melhor momento que o vosso mas, é a vida. E tem-no sido assim nos últimos 20 anos aproximadamente, com um intervalo de 1 ano de 4 em 4 para spring cleaning.


O Villas-Boas não deixou cair qualquer máscara. Tu é que podes escrever sobre o que quer que seja, antes ou depois do almoço...

8 comentários:

  1. Permite-me só acrescentar um dado à tua pertinente observação: A referência de um dos clubes da 2ª circular a alegados benefícios de arbitragem em benefício do líder da Liga foram explícitas (o nome do nosso clube foi mesmo mencionado)! Falaste tão bem que nem sinto necessidade de acrescentar mais nada!

    ResponderEliminar
  2. Lindo, sem nada acrescentar.
    Parabens.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo excelente post!

    Vou adicionar o teu blogue no pronunciadodragao.blogspot.com

    Abraço

    Paulo

    ResponderEliminar
  4. "Obrigados" pela visita... O meu amigo Jorge que já é veterano por estas andanças e é responsável em grande por parte por eu ter criado este blogue... E agora até faz publicidade gratuita. :)

    Se isto desse dinheiro, tinha um dever moral de lhe dar stock options... lol ... mas para a próxima pago-lhe uma caneca :P

    ResponderEliminar
  5. Ora... muito bem escrito...

    Já és um revoltoso a visitar... no blog da Revolta.

    Abraço Azul e Branco

    http://revoltazulebranca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Em relação a isto, só podemos realmente chegar a uma conclusão:

    Na época passada, por esta altura, já Jesus tinha sido elevado à condição de Deus. Nesta época, e apesar de André Villas-Boas ter tido um arranque ainda mais esmagador, ainda não se livrou da sua condição de... Apóstolo!

    Isto para certa gente dar o braço a torcer deve ser mesmo complicado. Especialmente, como diria o outro, para certos "sulistas, elitistas e liberais", nomeadamente a comunicação social, lá das travessas queimadas, ou chamuscadas, ou lá o que é.

    Ah, por falar no pasquim dos pinhões, eh pá, fiquei surpreendido! Acho que o pasquim ou está a perder influência, ou anda atrasado, não sei bem. Então não é que:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=223741
    Renovação de Coentrão pode ser concluída em Outubro.

    http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futcoentraorenova_270910_66932.asp
    Coentrão já renovou, comunicou o Benfica à CMVM. Eh pá, até o Orelhas já perdeu o respeito por esta entidade, que é assim como que uma ONG vermelha? Então deixa-os publicar com honras de 1ª página a dizer que só para o mês que vem, e zás!, no próprio dia comunica à CMVM? É, de facto, de os redactores do pasquim ficarem vermelhos... de vergonha, ou de raiva, sei lá!

    ResponderEliminar
  7. http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Amaral

    Gosto especialmente da parte,é do benfica.

    ResponderEliminar