domingo, 26 de setembro de 2010

FC Porto 2 - Olhanense 0, ou o Dragão de duas faces





Foto retirada da Lusa
O F. C. Porto recebeu e venceu o S. C. Olhanense por 2-0 em partida referente à 6ª Jornada da Liga ZON Sagres 2010/2011 de Futebol.

Este foi o primeiro jogo oficial para o qual me dirigi ao Estádio do Dragão para ver a equipa jogar, e se a primeira parte me deixou com água na boca para as já famosas segundas partes da equipa, a segunda surgiu como a antítese do que esta vinha a demonstrar até ao seu regresso dos balneários.

Começamos muito bem, pressionantes, focados em chegar à baliza adversária, e raramente se viu a Olhanense. O golo parecia uma questão de tempo e, na realidade, foi.

Heltón não fez uma defesa digna de tal registo que me recorde, e teve um jogo tranquilo.

Com Fucile aparentemente de regresso em pleno e Otamendi que parecia fazer já o seu décimo jogo a titular pela equipa do Porto, a mudança de 50% da composição da defesa pareceu não afectar o desempenho. Já Álvaro Pereira esteve para mim bastante melhor que nas últimas partidas. Um bem-haja para ele! Rolando esteve regular, e acho sinceramente que transmitiu alguma segurança durante esta mudança de jogadores.

No meio-campo, Fernando fez um jogo muito bom, Belluschi continua a brilhar depois de no ano transacto ter andado 3/4 do campeonato a dormir, e Moutinho. Para mim, o M.V.P. deste jogo... Hulk esteve nos dois golos, mas Moutinho esteve em todo o lado, e por razões que falarei mais à frente este deveria ser o M.V.P. . Defende bem, ataca bem, e posiciona-se muito bem. Teve ainda alguns pormenores geniais, e ainda não foi desta que marcou o seu golo. Anda ansioso por isso, nota-se bem...

Foto retirada de MaisFutebol


Na frente, Varela esteve uns furos abaixo. Sempre a imprimir a sua velocidade e tornar-se uma dor de cabeça para os defesas contrários, mas hoje esteve um pouco inconsequente. Falcão continua na sua onda de azar. Ou recebe mal a bola, ou escorrega no momento crucial, ou dá um toque a mais e perde a oportunidade... Ânimo rapaz! Nós sabemos que consegues mais e melhor! Eles hão-de surgir... Não posso, no entanto deixar de referir, que mesmo sem marcar, é peça fundamental na manobra da equipa. Mesmo não marcando, puxa defesas para a sua marcação e consegue produzir combinações extraordinárias ora com Varela, ora com Hulk, ora com Belluschi.


Deixo para o fim Hulk. Na primeira parte foi o Incrível. Muita garra, muita força, muito talento. Na segunda foi o Egoísta. Muita garra, muita força, não conseguiu mostrar o talento e fez com que Belluschi perdesse as estribeiras com ele. Que feio que é ver dois colegas de equipa discutirem em pleno relvado. Estava tudo combinado para a marcação do livre. Até que Hulk decide fazer tudo de maneira diferente... Assim, NÃO! Reparei também in loco as movimentações de Hulk quando a equipa está a defender. Se desce para a zona de defesa, porque não pressiona também? Quantas vezes o vi à beira de Fucile, com condições para fazer a "dobra" ou cortar linhas de passe e só o ver estático à espera que o corte ocorresse e lhe passassem a bola para sair que nem um canhão pela ala como ele tanto gosta? Por estas razões, para mim não foi o melhor jogador em campo. Tem de ser menos egoísta.

Quanto aos titulares que estavam no banco ( :) ) ... Da maneira que a equipa vinha a controlar o jogo, não conseguiram fazer mais. Mas dos 3, gostei mais do Souza. Walter raramente teve hipótese de tocar na bola e Ruben esteve regular.

Não gostei da displicência da equipa (acho que estou a repetir vezes demais esta palavra) durante a segunda parte. Com um bocado de azar, podia ter corrido mal... Controlem o jogo, mas sem nos darem apertos no coração, está bem?

Espero que não seja muito grave a lesão de Fernando. 

6 Jogos, 6 Vitórias, 18 Pontos - Rumo ao nosso lugar!




1 comentário:

  1. Boa crónica!

    Esperemos que não haja excessos de confiança pois ainda há muito campeonato pela frente.

    saudações azuis e brancas!

    zefil

    ResponderEliminar