segunda-feira, 11 de maio de 2015

O Manto

Julen Lopetegui surpreendeu no jogo da última jornada contra o Gil Vicente, ao pegar numa pergunta sobre as declarações de Jorge Jesus, para passar ao ataque após o silêncio até agora mantido sobre o episódio no final do jogo no estádio da Luz: Julen Lopetegui acusou o seu homólogo benfiquista de falta de categoria...
Ouvia eu essas declarações em directo a caminho de casa depois de mais uma ida ao Dragão, e o que se comentava na rádio era que Lopetegui tinha criado um assunto para se falar durante a semana toda.

Numa prova cabal de que não vale a pena ter razão no que se diz quando ninguém o quer ouvir, eis que quando chego a casa tenho a oportunidade de ouvir os vários “entendidos” num canal de televisão. Esses entedidos – uns mais surpreendentemente que outros – são unânimes em condenar Lopetegui nas palavras dirigidas a Jorge Jesus.

Houve de tudo. Acusações de mau perder, de ser um pau mandado, de falta de carácter, de falta de respeito para com o País que o recebeu. Uma cartilha de condenações que mais parecia que tinham saído do livro universal de conversas desconversantes.

O que ninguém abordou, foi a razão que Lopetegui tem ao afirmar a falta de categoria de Jorge Jesus, que o atingiu a ele.

O treinador do Benfica veio poucos dias depois do episódio no estádio da Luz afirmar que só se enganava quando queria. E parece que isto não é passível de ser condenado. Um treinador que troca o nome de outro treinador de propósito e em tom de chacota, não é merecedor de críticas?

Um treinador que tem um historial de quezílias, quer com treinadores adversários (Braga, Porto, Nacional, Tottenham), quer com a Polícia (em que o Zé estaria bem tramado), quer mesmo com os seus jogadores (Cardozo, Enzo Perez, e outros mais haverá) e mesmo com figuras históricas do clube que representa (Shéu), escapa incólume e sereno a todo o tipo de sanções?

O que ninguém parece querer abordar é que Jorge Jesus tem atitudes constantes de desrespeito por colegas de profissão, agentes de autoridade, e goza de uma impunidade alguma vez vista.

É deste manto que Lopetegui fala. Este mesmo manto que cobriu ontem Jorge Jesus nos vários canais e fez a defesa do indefensável treinador do Benfica, e criticou as palavras de Lopetegui por mais verdadeiras que fossem...

No dia em que se queiram livrar de Jorge Jesus, o manto desaparece, e vai gozar da mesma protecção que Vale e Azevedo teve.

O manto existe e Lopetegui fala verdade, não há é quem queira falar sobre o que ele disse...

Sem comentários:

Enviar um comentário