domingo, 7 de agosto de 2011

FC Porto 2 x Vitória SC 1 - Supertaça 2010/2011 - Tónico para uma nova temporada

Foto retirada de MaisFutebol
O futebol oficial foi de férias e eu tirei umas férias bloguistas também. Maioritarimente por questões profissionais, mas também alguma preguiça devida ao hiato do Futebol a "sério".

Duas boas notícias hoje:Vencemos mais um troféu, e o meu netbook ao fim de 2 meses sem o ligar, continuava com a bateria nos 70%. Boa!\

Antevia um jogo fácil para nós. Isto porque, a nossa fluidez de jogo evidenciada em jogos anteriores - mesmo que com resultados negativos em alguns - me fazia crer que iríamos continuar com a mesma qualidade evidenciada na época anterior.

Alguns intérpretes principais mudaram, mas na sua maioria já cá estavam. Com Fucile de volta a uma posição em que cumpriu exemplarmente nas épocas Jesualdianas, com um Souza que, à força ou por força das suas boas exibições na pré-temporada foi chamado ao papel principal de trinco, um Ruben Micael que prometeu muito em 2009/2010 mas quem em 2010/2011 perdeu fulgor e espaço na equipa, e um Maicon que demonstra que, se calhar, Vítor Pereira partilha da mesma opinião de André Villas-Boas quanto aos jogos em que é melhor usar o brasileiro em vez de Otamendi. 

Aliado a Kléber no lugar de Falcao, eis que entramos em campo com 5 jogadores diferentes do nosso onze base da época transacta. E fora algum desacerto ofensivo e cerimónia na hora de rematar, não se notou, em minha opinião grande diferença.

Isto só indica que, de facto, qualidade não falta no plantel. Se não sair ninguém, a competição interna vai ser grande. E a equipa só tem a ganhar.

Quanto ao jogo, gostei de ver a equipa limitar quase sempre muito bem a táctica ao Vitória. Houveram períodos que o Guimarães não conseguia fazer mais que dois passes que logo a seguir recuperávamos a bola. O primeiro golo, se eu fosse da equipa adversária, iria desanimar. Desmarcação de calcanhar, cruzamento de "letra" e finalização com um cabeceamento forte e como mandam as regras. Nota-se que a equipa tem já algum trabalho de conjunto feito e notam-se também algumas jogadas ensaiadas.

Não gostei da acomodação ao resultado em que só nos esforçamos enquanto não estamos a vencer. Pode ser bom na perspectiva da gestão de esforço. É mau para o sistema nervoso dos adeptos.

Nada como iniciar uma nova temporada a vencer troféus. Já cá fazia falta a competição a sério.

Venha o campeonato!

1 comentário:

  1. Bom dia,

    Ontem confirmamos o nosso favoritismo, vencemos o 70º. título OFICIAL da nossa história, e também fizemos história ao fazer o Tri nesta Supertaça.

    Quanto ao jogo, dominamos e controlamos o mesmo com superioridade, diante de um adversário valoroso e lutador.

    No computo geral os jogadores estiveram bem, sendo que sobressaíram Hulk pelos desequilíbrios constantes, e Rolando pelos 2 golos apontados.

    Notas também de realce para Maicon, Fucile, Moutinho e Ruben, que efectuaram uma exibição positiva.

    Souza teve momentos bons e maus. Era capaz de um excelente corte na transição adversária, como depois fazia uma asneira de todo o tamanho. Continuo a achar que Castro seria a opção certa.

    Kleber e Varela estiveram mais apagados, fruto da marcação cerrada de que foram alvo. Este Vitória aprendeu com o final da Taça e Portugal e foi bem mais prudente.

    Realce para os regressos de Guarin e Falcao, que desejamos que permaneçam nesta equipa, que este ano pode almejar grandes conquistas.

    Péssima arbitragem de Pedro Proença, que felizmente não teve influência no resultado.

    Excelente presença humana nas bancadas, com os nossos adeptos brilhante no apoio à equipa, e a comemorarem mais este título com a equipa.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar