quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

FC Porto 3 x CSKA Sófia 1 - Liga Europa - 2010/2011 - Jornada 6 - Uma fase de grupos quase perfeita

Foto retirada de MaisFutebol

Fim da fase de grupos. 6 jogos, 5 vitórias, 1 empate.


Podíamos ter fechado o grupo com 18 pontos, e com isso fazer o pleno, mas a atitude do Rodriguez e consequente expulsão acabou por ser decisiva.


E aqui se vê, sem desprestigiar a Liga Europa, a diferença de qualidade nas equipas que por aqui andam. Seria impossível pensar fazer 16 pontos em 18 possíveis na Liga dos Campeões. Só raramente isso acontece e diga-se, não é a nós.


O jogo não foi muito complicado. O CSKA já tinha demonstrado ser uma equipa sem argumentos para nos contrariar, e o golo marcado não foi mais que o resultado de um desleixamento da equipa.


Com uma dupla de centrais que eu penso ser inédita, e um meio campo mais povoado e com 75% de alterações, e com os nossos dois avançados centro em campo em simultâneo, penso que até não foi nada mau.


Não estamos habituados a jogar em 4x4x2. Maicon e Otamendi não estão habituados a jogar juntos, nem Falcão e Walter. 


O refrescamento do meio campo fazendo entrar Moutinho e Guarin, deu uma consistência e um acerto que não estava a ser conseguidos com grande sucesso. O facto de com as alterações feitas, passarmos a jogar em 4x3x3 talvez tenha tido um papel importante também. A fome de bola de Hulk também deu uma ajuda.


Pela primeira vez gostei de ver o Walter a jogar. Teve alguns pormenores excelentes. James também me pareceu melhor, mas continuo à espera de mais. É o que dá porem-nos com grandes expectativas.

Foto retirada de MaisFutebol


Falcão não parece mesmo talhado para marcar penaltis. Aquando da marcação do penalti disse: «É o Falcão a marcar? Então é para falhar». E infelizmente, não me enganei. E a estatística apoiou-me nesta "previsão".


Uma palavra para Maicon, que parece estar debaixo de fogo. Ja vi jogos fantásticos de Maicon pelo Porto. O jogo com o Benfica é um belo exemplo. Não me parece justo estar a crucificar um jogador por ter estado menos bem numa partida em que a maior parte da equipa gozou de um relaxamento normal numa partida em que nada estava em jogo. Fazendo uma pequena comparação com Álvaro, que fez a primeira metade dos jogos até agora a facilitar constantemente, não me parece justa a falta de paciência com Maicon.


25 jogos, 22 vitórias, 3 empates


Voltam os jogos para a Liga. Se vencermos o jogo em Paços de Ferreira, teremos depois 2 jogos consecutivos em casa, podendo chegar à 16ª Jornada com 14 vitórias. Certamente isso seria um tónico muito forte para dar continuidade ao momentum, que dada a sua longevidade, se calhar já nem faz sentido chamar-lhe isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário