domingo, 28 de novembro de 2010

Sporting CP 1 x FC Porto 1 - Liga ZON Sagres - 2010/2011 - Jornada 12 - Clássico é Clássico

Imagem retirada de MaisFutebol


Passei grande parte do dia sem me lembrar que ia haver jogo. Mas quando começou, o nervoso que se apodera de mim antes destes jogos pediu desculpa pelo atraso, e começou a fazer o seu trabalho.

O jogo para nós começou mal. O Sporting pressionou-nos bastante, não nos deixou jogar, e atacou-nos com armas e dentes... e maçãs. Mas disso falarei mais à frente.

Se não estávamos a fazer nada, o Sporting também apesar do pendor atacante raramente chegou à nossa área com perigo e - quem sabe viram muitas vezes o jogo contra o Besiktas - apostaram muito nos remates de fora da área, o que por seu lado, a mim, me faz muita confusão porque é que deixamos que rematem tanto à nossa baliza à entrada da área.

O Sporting estava dominador e nós, fazíamos o que podíamos.

Como consequência natural do sentido de jogo, Valdés aproveita uma desatenção da defesa e vai que nem uma lança para a nossa área e dá continuidade ao seu bom momento no Sporting. Maicon parecia reclamar de alguma irregularidade, Helton vê mesmo o amarelo por se queixar do mesmo. Nas primeiras repetições não se vislumbrava nada que tal indicasse, mas imagens contínuas de uma câmara mostram que realmente Valdés está em posição irregular no lance. O fiscal de linha está em posição priveligiada e nada assinala. Acontece. Mas se fosse ao contrário, o que não seriam as capas de jornal hoje... Não é Baía? Tu sabes do que estou a falar...

Felizmente chegou o intervalo e Villas-Boas teve oportunidade de mudar algo.

A segunda parte começou connosco à procura da remontada, e face à nossa superioridade nesse período inicial, chegamos ao golo do empate, com o qual não consegui conter um sonoro GOOOOOLO que deixou provavelmente toda a gente da mesa a ouvir um sinal agudo contínuo durante uns momentos. Após isso, vêmo-nos privados do Maicon por mais um "recurso" do Liedson, usador e abusador de subterfúgios para obter vantagens que em nada são bonitas, mas que parecem nele ser negligenciáveis, dado que após não sei quantos anos a jogar em Portugal, os árbitros continuam a ir na cantiga.

Já Maniche devia ter sido expulso e não foi... Aliás, eu não vi, mas disseram-me que havia um cartaz nas costas do Moutinho a dizer "Alvo em Movimento". Em conjunto com Pedro Mendes e Andŕé Santos, foi uma festa.

Enfim. Foi na realidade um jogo fraco. Sem grande história. E em que no final logramos um ponto, que não é mau, e em que podíamos ter logrado 3, mas a expulsão de Maicon manietou-nos. O nosso meio campo praticamente não se viu, muito por culpa do Sporting na primeira parte, e pela expulsão na segunda, mas da maneira que entramos na segunda parte, poucas dúvidas tenho que conseguiríamos vencer.

Com um Fernando a vir de lesão prolongada e um Varela também em baixo de forma. Com um Moutinho a ser castigado com faltas e faltas pela traição à pátria sportinguista e um Belluschi apagado, não conseguir levar-nos de vencida mesmo com ajudas adicionais, diz muito da qualidade deste Sporting, que me perdoem os meus amigos sportinguistas.

Quanto às maçãs, para além de condenar como condenei as bolas de golfe no jogo contra o Benfica, tenho a dizer que o responsável da Polícia que fez as belas declarações que todos ouvimos acerca da claque do Norte, deve estar neste momento a perguntar-se como é que foram elementos dessa claque para o meio da do Sporting lançar maçãs. Ainda por cima em momentos de crise, desperdiçar comida é crime. 

Foto retirada de MaisFutebol
Se era suposto atacarem o Moutinho, é um bocado estúpido atirarem as maçãs para o Helton. A não ser que tenham um grave problema de visão e se tenham confundido. Se era para não ficarem atrás das cenas tristes das claques do Porto e Benfica, tenho a dizer que ninguém os convidou para a festa, e escusam de se pôr em bicos de pés para serem convidados. Onde é que isto irá parar?

2 comentários:

  1. Agora que já tive tempo de acalmar e olhar para o jogo de novo de uma forma mais calma e tranquila, pude mudar de visão sobre o jogo.

    A minha primeira reacção foi um pouco a quente, ralhar e achar que o Porto tinha feito o pior jogo da época.

    O porto entrou pior, é verdade, muito apático e displicente. Na jogada que isola Falcão em frente ao Rui Patrício pensei que a coisa se estava a compor, mas afinal ainda não se via Porto.

    Na altura do golo, francamente já esperado para os lados dos verdes, Maicon volta a fazer das suas (eu já tinha avisado) e vamos para o intervalo a pensar que iamos repetir o jogo do ano passado.

    Na segunda parte voltámos com mais atitude e até ao golo crescemos. A partir daí mantivémos o jogo em altas, mas um erro do Maicon (eu já tinha avisado) deitou tudo a perder e o empate foi o resultado possivel.

    Tendo em conta a história com o Sporting (lembram-se que o ano passado apanhámos 3 em Alvalade na melhor altura da equipa) até foi um bom resultado.

    No final de contas, o Porto enfrentou um Sporting diferente, mais arrojado e destemido e disposto a fazer tudo para quebrar a nossa invencibilidade. No final ganhámos um ponto, não perdemos dois.

    ResponderEliminar
  2. Sim, ganhamos um ponto mas podíamos ter ganho 3.

    Não concordo quando falas do segundo erro do Maicon. Não há erro, há simulação à Liedson (já é tão useiro nisto que até já merece um tipo de simulação com o seu nome)

    Não foi mau de todo, mas foi o que foi possível. Passado este jogo, temos boas hipóteses de chegar a meio do campeonato invictos. Não é uma necessidade, mas é claramente um estímulo

    ResponderEliminar