sábado, 30 de outubro de 2010

Académica 0 x FC Porto 1 – Liga ZON Sagres - 2010/2011 – Jornada 9 – Os Bravos do Dragão

Foto retirada de MaisFutebol
Conseguimos mais um bom resultado rumo ao título. Mas não sem uma grande dose de “sangue, suor e lágrimas”. Já passaram várias horas depois do jogo e a pergunta que ainda me continua na cabeça é: Que raio de árbitro decide ir para a frente com um relvado naquele estado? E pus-me a enumerar a lista de contras que a realização de um jogo nestas condições pode ter, já que prós, não me parece que haja um... 






E aqui está a lista do que me ocorreu:

  • Pobre espectáculo de futebol devido à imprevisibilidade do comportamento da bola.
  • Potencial enorme para o choque e aparecimento de lesões
  • Esforço triplicado por parte dos jogadores para conseguirem fazer 1/3 do que normalmente fariam.
  • Diminuição acentuada do recurso à técnica, e excessivo recurso à força para controlar o jogo
  • Grande possibilidade de inexistência de golos devido a todos os outros itens referidos acima



Foto retirada de MaisFutebol
Ora isto é quase como numa corrida de Fórmula 1. Em pisos muito molhados, a diferença de qualidade entre as diversas “escuderias” é mais ténue, e os detalhes, aquelas coisas que diferenciam o pelotão da frente daqueles que só ambicionam chegar ao fim da corrida, acabam por desvanecer equilibrando as coisas. Mas também não era só a Académica a beneficiar disso... Pois não?


Ora ninguém podia antecipar o vendaval que assolou Coimbra, mas o árbitro tinha o dever de contrariar a partida que S. Pedro acabara de pregar...


Felizmente, acabamos por ganhar na mesma, não sem um quase ataque de coração no final, mas ganhamos! Moutinho continua a não conseguir marcar o seu golo. E Belluschi acabou por dar algum brilho com aqueles pormenores técnicos, que roçaram o insulto aos jogadores a quem fez a desfeita.


Fomos Dragões! A equipa está toda de parabéns e espero que a lesão do Fernando não seja grave.
Como disse um dos paineleiros da SIC após o jogo: «É difícil destacar um jogador neste tipo de condições», mas para mim Maicon esteve enorme se bem que, neste jogo, despachar a bola para fora era sempre a jogada mais acertada.



Nota final para o repórter da TVI, a querer criar uma polémica sobre a arbitragem – que aliás foi mais prejudicial para nós do que para a Académica, quando ontem uma equipa que tinha 4 jogadores em risco de suspensão, conseguiu acabar o jogo sem qualquer admoestação, beneficiou de um penalti inexistente, viu uma agressão de um jogador seu ser ignorada, e lhe é perdoado um penalti. A mim sempre me ensinaram que encosto de ombro é com outro ombro e não uma placagem ao peito do avançado. 

3 comentários:

  1. Bom dia,

    Foi uma vitória de garra e luta!
    Foram bravos os nossos jogadores.
    Belluschi, Maicon, Varela, Moutinho, Guarin e Alvaro foram uns guerreiros!
    Pena as 4 oportunidades de golo claro falhadas na segunda parte (uma delas o penalti).
    Poderíamos ter vencido tranquilamente o jogo.
    O relvado estava impraticável, a bola não rolava, havia perigo para a integridade física dos jogadores (Fernando saiu lesionado), e o árbitro poderia e deveria invocar a Lei 5, e parar o jogo temporariamente, suspendê-lo ou interrompê-lo definitivamente por razões de interferência de acontecimentos exteriores (chuva intensa que levou ao mau estado do relvado).
    Felizmente tudo correu bem e vencemos!

    A Liga tem de repensar estas autorizações para a realização de concertos musicais, no decorrer da época desportiva.

    O central Orlando devia estar com o cérebro encharcado de água, quando afirmou «A vitória do F.C. Porto não é justa»
    Este gajo ou é burro ou mouro... e desculpem a redundância!
    O FC Porto teve 4 oportunidades de golo "cantado" na segunda parte.
    A Académica limitou-se a enviar já em tempos de descontos uma bola à barra de livre directo!

    Duarte Gomes fez uma péssima arbitragem. Na primeira parte não nos deixou jogar. Marcou faltas inexistentes contra nós, e deixou por marcar outras a nosso favor.
    Penso que o golo é mal anulado ao Falcao.
    Senão fosse o fiscal de linha teria ficado por assinar aquela grande penalidade evidente.
    Quanto à alegada grande penalidade cometida por Maicon é inexistente. Maicon tem os braços junto ao tronco, e a bola do peito ressalta ao ante-braço.

    O FC Porto foi um justo vencedor, pois lutou mais num relvado deplorável, e foi a equipa que mais procurou vencer a partida.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Análise

    Um autêntico dilúvio fez-se sentir antes e durante o jogo. Perante tamanho temporal, o “novo” relvado do estádio Cidade de Coimbra parecia uma piscina. Num relvado destinado à prática de futebol, mais parecia jogar-se pólo aquático, tal a quantidade de água existente no terreno.

    Para uma equipa como o Porto, que gosta de jogar tecnicamente, bonito e com velocidade, este tipo de condições complicam mais um jogo que o Bruno Paixão.

    No entanto, os rapazes de Villas Boas não desistiram e avançaram para a vitória, ainda que, mesmo tendo sido a melhor equipa em campo, claramente tenha necessitado de sorte para isso.

    Até ao golo de Varela, o Porto estava a perder fulgor, após 20 minutos iniciais mais intensos. A saida de Fernando foi outro factor que transtornou a equipa e isso via-se nas entradas "a medo" de alguns jogadores com medo de se lesionar.

    A segunda parte foi claramente do FC Porto, pelo que a Académica não efectuou nenhum remate até aos 90 minutos. Durante este tempo ainda houve hipótese para Moutinho falhar a conversão de uma grande penalidade.

    Mas o jogo ainda não tinha acabado e o Sr. Maicon, que tinha estado impecável até ao minuto 90, resolveu complicar e arranjar um livre que só não deu golo pela sorte que já tinha dito que tivemos para ganhar o jogo. Também seria totalmente injusto o empate.

    Foi com o resultado (0-1), construído no primeiro tempo, que se chegou ao fim da partida. Com esta vitória o FC Porto passa a somar 25 pontos e repõe a vantagem de sete pontos sobre o segundo classificado, o Benfica. Apesar da derrota, a Académica continua no terceiro lugar, à espera do que os restantes adversários possam fazer nesta nona jornada da primeira Liga do futebol

    Gostei de

    Hulk - é com ele que o Porto conta em momentos dificeis e ontem não foi excepção. Não fez golos, mas lutou e correu que se fartou e voltou a dar uma lição do que é vestir de azul e branco.

    Varela - Pelo golo. Oportuno, criou a ocasião e aproveitou a oportunidade e é isso que se pede aos jogadores do FC Porto.

    Moutinho - Se tivesse marcado o Penalty seria o maior... mas ainda não foi desta que marcou de dragão ao peito. Mas foi enorme este pequeno jogador. Tacticamente irreprensivel, após o amarelo poderia ter fraquejado e desaparecido, mas continuou a jogar e a demonstrar as suas capacidades. Excelente.

    Falcão - Pelas mesmas razões de hulk. Correu, lutou e demonstrou que para se jogar no Porto é preciso vontade e garra.

    Beluschi - este ontem estava no seu terreno. Brincar na areia ou no campo ontem era a mesma coisa. Percebeu isso e a partir daí foi de toques e de truques que foi fintando jogadores contrários. E até defendeu...

    Irritei-me com...

    Maicon - Impecável. Irritei-me aos 90'... podia ter saído cara a brincadeira.

    TVI - Ora, transmissão que só começa aos 10 minutos, cheia de quebras e com comentários desastrosos (para não dizer tendenciosos e aziados).

    Árbitro - Não pela arbitragem em si. Apenas porque devia ter impedido que este jogo se realizasse.


    Conclusão

    O Porto encontrou ontem um dos seus maiores desafios desta época. E superou o mesmo com 3 pontos no bolso. Para a história fica um mau jogo de futebol decidido pela sorte de um lance.

    No final, mantivemos os 7 pontos de avanço sobre os lampiões e até temos direito a aparecer na capa do Pasquim da Queimada.

    Agora é arrumar o assunto da Europa League (ó mister, ponha lá o James a jogar) e dar a mocada final nos passarinhos no Dragão.

    Comente e dê a sua opinião em:
    http://revoltazulebranca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde,

    Visto que foi impossível jogar um futebol espectacular, com muitas exitações durante o jogo, com um futebol quase nada ofensivo no Estádio Cidade de Coimbra.

    Este jogo realizou-se entre o 1º classificado o F.C.Porto e o 4º classificado o Académica.

    Pelo que ouvi dizer no Sábado e dia esteve agradável, o sol ia espreitando às vezes, mas que durante o dia todo não choveu. Tudo perfeiro para um futebol espectáculo entre as duas equipas. O meu amigo João Manuel Couto entra no estádio 1 hora e 15 minutos antes da partida, as duas equipas entram para o relvado para efectuarem o devido aquecimento, relvado verdinho, sem poças.

    Os jogadores depois de terem efectuado o aquecimento voltam às cabines para se preparam ambas para o jogo, passado algum tempo uma carga de chuva monumental abate-se sobre o terreno do jogo e em vez de ser um terreno perfeito, tinha transformado numa "piscina".

    Os primeiro 10 minutos foram contragedores para as duas equipas que quase todo o jogo não se conseguiram habituar do terreno de jogo.
    Também nos primeiros 10 minutos a TVI teve falhas devido ao temporal que se pôs na cidade de Coimbra.

    Depois nos 40 minutos a mesma situação se voltou a repetir, uma chuvada forte inundou ainda mais o relvado.

    Grande dedicação e muito esforço de ambas as equipas, o que nos interessa realmente é os 3 pontos alcançados.

    Um abraço

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar